Segundo os dados revelados esta segunda-feira, 14 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) os proveitos nos estabelecimentos de alojamento turístico da região Alentejo bateram recordes em agosto.
De acordo com o relatório, a que a Campanário teve acesso, em agosto o Alentejo superou os 31 milhões de euros em proveitos no setor, um número nunca antes alcançado. Comparativamente com o mesmo mês do ano anterior os números do INE revelam um aumento de 16,1% neste indicador.
Olhando para os números de anos anteriores deste mês em pleno verão nenhum chega próximo, em 2018 os proveitos eram de 26 milhões de euros, em 2017 eram de 24 milhões de euros e, ainda mais atrás, em 2013 eram de 12,6 milhões de euros.
O Alentejo, que cada vez mais se afirma como um destino turístico de excelência, pode justificar estes números com o rendimento médio por quarto disponível, um indicador que também ele saiu disparado em agosto deste ano.
Na região o rendimento médio por quarto cresceu 11% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, passou dos 64 euros em média por quarto para os 71 euros. Este indicador tem notado um crescimento ano após ano e em 2019 nenhuma outra região cresceu tanto como o Alentejo no que respeita ao rendimento médio por quarto.