No âmbito da exposição “Um Mês, uma História”, e integrada nas Comemorações do Dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher, está patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo a mostra “Simbologia da Heráldica Municipal”.
Desde o século XVI, e de acordo com Pinho Leal, o Rei D. Manuel I deu por armas à Vila “uma torre edificada sobre rochedos, no centro do escudo, e por detraz, em toda a alargura delle, uma fonte, tudo da sua cor. Por debaixo da fonte se vê um rio, de ondas azues. Significa o castello, o rio Canha, que passa junto à villa, e a ponte “chamada de Alcáçar, que atravessa aqui o rio”.
A romã, estrela e cruz são elementos adicionados posteriormente e que se devem ao facto de, por decisão camarária de 2 de março de 1678 ter sido escolhido como padroeiro da vila, S. João de Deus.
Os últimos dois símbolos a ser introduzidos surgem no século XVIII, o sol e a lua, que parecem ligados a uma lenda dos tempos da Reconquista.
Ao longo de quatro séculos – a torre do castelo, o rio, a romã, estrela e cruz, a ponte, a lua , o sol – vão sendo adicionados, encontrando-se referenciados, descritos em inúmeros documentos e passiveis de serem identificados nos mais diversos locais ou objetos que permanecem como na bandeira da Câmara de 1728 mandada fazer por ocasião da visita do Rei D João V , no cadeirão da Câmara do seculo XIX ou no Livro de Sessões Solenes do inicio do seculo XX.
Elementos que no presente, tal como no passado, nos unem numa identidade muito própria.
A exposição “Um Mês, uma História”, é uma iniciativa que está a decorrer no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, de janeiro a abril de 2023, que pretende dar a conhecer e potenciar a valorização do nosso património, através de uma história diferente em exposição, a cada mês.