Portugal e Marrocos fizeram um acordo para promoverem, em conjunto, o crescimento da indústria do hidrogénio verde, sendo que este vem com promessas de destaque para o porto de Sines.
É nos termos deste acordo que Sines aparece como “o hub da Europa do Sul para a exportação de hidrogénio verde de Marrocos”.
Segundo avança o jornal de Negócios, A Declaração Conjunta sobre Cooperação para o Hidrogénio Verde foi assinada a 2 de fevereiro pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática português, João Pedro Matos Fernandes, e pelo ministro da Energia, Minas e Ambiente do Reino de Marrocos, Aziz Rabbah.
Foi neste documento que ficou inscrita a decisão de criar um grupo de trabalho bilateral que vai estudar e responder à questão “como usar o porto de Sines como o ‘hub’ da Europa do Sul para a exportação de hidrogénio verde de Marrocos”. Em simultâneo, este grupo de trabalho deverá planear a instalação de um modelo de negócio sustentável.
Acordos como este, vêm servir objetivos mais alargados, como a criação de um mercado afro-europeu “vanguardista” para o hidrogénio verde.