O Município de Sines despede-se de 2020 e dá as boas-vindas a 2021 com o espetáculo “online” de passagem de ano: “Que afastados estejamos mais juntos”, composto por atuações de artistas da região.
O espetáculo, gravado sem público no auditório do Centro de Artes de Sines, será transmitido a partir das 21h30 de 31 de dezembro nos meios digitais do Município de Sines (www.sines.pt, www.fb.com/municipiodesines e www.youtube.com/cmsines).
Participam 13 artistas e agrupamentos musicais de várias gerações, representantes de estilos de vão desde o fado ao rock, passando pela música tradicional, pelo canto coral, pelos sons do Brasil e pela música de dança.
O critério da escolha dos artistas foi a sua ligação a Sines e ao Alentejo Litoral.
Integram o alinhamento o Coral Atlântico Juvenil e o Coral Atlântico adulto (dirigidos pelo maestro Fernando Malão), Armando Casal, Joana Luz, Acordeão Fadista, Jorge Ganhão, O Bloco do Pintassilgo, Tanto Mar, Falando Cavaco, André Baptista, Sátira, Skalabá Tuka e Intrujas.
A direção artística do espetáculo é do maestro João Rocha.
Além das atuações dos artistas, a gala inclui testemunhos de membros da comunidade local.
O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, explica que o Município de Sines pretende com esta iniciativa “dar o mote para um ano de 2021 que possa ser de retoma não só para o setor da música, mas de todos os aspetos da nossa vida coletiva que a pandemia afetou”.
“O ano de 2020 foi de extremas dificuldades para quem trabalha na cultura e nas artes do espetáculo em particular. Queremos com esta gala apoiar e valorizar o trabalho dos nossos artistas e oferecer a quem nos acompanhar um programa alternativo de fim de ano, tendo em conta as restrições impostas às celebrações físicas.”
A gala de fim de ano é uma organização da Câmara Municipal de Sines, com produção da ApreciArte.