A Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos (ABBM), juntamente com a Ecoinside, celebraram recentemente uma parceria para a instalação de um sistema fotovoltaico composto por 648 módulos, na barragem dos Minutos , localizada sobre o rio Almansor, no concelho de Montemor-o-Novo .
O projeto tem como objetivo de gerar cerca de 35% da energia total consumida pela estação elevatória da ABBM. A Ecoinside, em presa responsável, foi a escolhida para a sua implementação.
A Barragem dos Minutos, integrada num plano nacional de melhoria dos sistemas de irrigação para apoio à agricultura, tem sob a sua responsabilidade a irrigação de cerca de 1980 hectares de terrenos agrícolas.
Com esta solução agora firmada, a Ecoinside projetou uma solução “verde” que irá mitigar a dependência da energia fóssil da Associação proveniente da rede pública de energia.
De acordo com a Ecoinside, na Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), 648 módulos fotovoltaicos serão implementados no solo sobre a albufeira, possibilitando a produção de eletricidade através da energia solar, que estima gerar uma produção total anual de mais de 720 MWh.
A implementação deste sistema irá gerar energia limpa para alimentar a Estação Elevatória da Barragem dos Minutos, integrada no Aproveitamento Hidroagrícola da mesma, destinada a bombear a água da barragem para a rega dos campos agrícolas dos beneficiários desta associação., permitindo à Associação poupar na sua fatura energética ao mesmo tempo que se adapta a uma resposya sustentável à necessidade de aporte de água.
Com este investimento a Associação de Beneficiários prevê reduzir a fatura no que diz respeito à energia em mais de 86 000€ no 1o ano de operação, que irá permitir baixar os custos de exploração da rede, logo, as taxas a cobrar aos regantes e, consequentemente, melhorar os proveitos da atividade agrícola.
Fonte: ambientemagazine