A situação de seca meteorológica agravou-se em Portugal continental no mês de maio, estando todo o território continental em seca, 35% do qual em seca severa e extrema.
Os dados foram agora revelados pelo IPMA no Boletim Climatológico de Maio.
Verificou-se, em relação ao final de abril, um aumento da percentagem de água no solo na região Norte e parte do Centro, em especial nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco; este aumento deveu-se essencialmente à situação de instabilidade que ocorreu entre os dias 26 e 31 de maio, com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo. Por outro lado, destacam-se as regiões do vale do Tejo, do Baixo Alentejo e do Algarve com valores de percentagem de água no solo inferiores a 10 %, sendo já em alguns locais igual ao nível do ponto de emurchecimento permanente.
De acordo com o índice PDSI3 , no final de maio, verificou-se um aumento da área em seca, com todo o território em situação de seca meteorológica.
O Boletim destaca ainda um aumento da classe de seca moderada na região Norte e Centro; na Região Sul e alguns locais do vale do Tejo nas classes de seca severa e extrema; uma diminuição da classe de seca extrema e aumento da classe de seca severa; e uma distribuição percentual por classes do índice PDSI no território: 25.3 % seca fraca, 39.4 % em seca moderada, 26.3 % em seca severa e 8.9 % em seca extrema.
Fonte: IPMA