Pessoas Cheias de Território dedica-se a um território que está cada vez menos populado e mais envelhecido – o Alentejo Interior – e este ano conta com a primeira de quatro edições. Tendo em conta a experiência da PédeXumbo neste território, sabe-se da vivacidade e da motivação que existe nesta população para ser desafiada para projetos colaborativos e criativos. As crianças e os idosos são os grupos privilegiados neste projeto, que reconhece a importância das relações intergeracionais para a passagem de práticas culturais e para a apropriação das mesmas no agora.
Este projeto chega agora à comunidade do concelho de reguengos de Monsaraz.
Ao longo das próximas sete semanas, a artista Sara Rodrigues, figurinista com uma forte ligação às danças tradicionais e que está responsável pela direção artística do projeto em 2023, vai desenvolver ideias artísticas com diferentes grupos desta comunidade, chegando a escolas, lares e aos membros da comunidade em geral.
Este ano com o tema “Um Pé, Mil Sapatos”, partimos da ideia de que um passo não vem só e que juntos podemos dançar e caminhar melhor, mesmo que em diferentes ritmos. Assim, Sara Rodrigues propõe aos participantes dinâmicas de pensar e construir este tema, adaptadas às capacidades e interesses de cada grupo.
O projeto resultará em várias instalações artísticas apresentadas no âmbito do Festival Andanças, organizado pela PédeXumbo neste território
São aceites no máximo 20 inscrições, para todas as idades, na Sede da SAR. Decorre às quartas-feiras das 17h30 às 18h30 (durante 7 semanas) e tem inicio a 10 de Maio.
O projeto é Gratuito e com direito a estar presente no dia da apresentação da obra, no festival Andanças.
As Inscrições podem ser feitas para o email adap.artistica@gmail.com.