A Somincor, empresa que tem a exploração da mina de Neves-Corvo, localizada em Castro Verde, foi colocada à venda pela Lundin Mining, Grupo Canadiano, avança o ECO esta terça-feira.
A aguardar por ofertas, o encaixe financeiro da operação irá ser aplicado pelo Grupo em novos investimentos na Argentina e no Chile, na área da produção de cobre.
A mina Neves-Corvo é considerada a maior mina do país na produção de cobre e zinco, com resultados financeiros na ordem dos 100 milhões de euros.
Concessionada à Somincor desde 2006, a mina de Neves-Corvo tem cinco grandes jazigos em produção (Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador). O processamento do minério em Neves-Corvo é feito através de duas lavarias. A Lavaria do Cobre processa aproximadamente por ano 2.6 milhões de toneladas de minério de cobre. A Lavaria do Zinco, que processa minério de zinco ou chumbo, tem capacidade de tratar anualmente 1.1 milhões de toneladas e com o projeto de expansão concluído irá passar para 2.5 milhões de toneladas por ano.
A venda da Somincor, a concretizar-se, poderá mesmo ser um dos negócios do ano em Portugal.