12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Somos parceiros por obrigação mas não deixamos de manifestar algum desconforto, que 250 mil euros resultem muito pouco”, diz Autarca Calipolense sobre Programa CLDS+. “Só com despesas de pessoal são 194 mil euros” (c/som)

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa manifestou preocupação à Rádio Campanário sobre a forma como tem decorrido o Programa Local de Desenvolvimento Social (CLDS+) de Vila Viçosa.

O autarca, durante o programa Boletim Informativo desta Estação Emissora, disse que “o total das despesas é, à volta de 250 mil euros, deixa-nos um pouco apreensivos porque só com despesas de pessoal, sejam 194 mil euros e rendas 10 mil euros, o que quer dizer que restam apenas para ações, 50 mil euros, o que quer dizer que quatro quintos das verbas são gastos em pessoal, na máquina do programa, e para ações para atingir os objetivos de combate ao desemprego e outras ações de integração fica apenas um quinto das verbas”.

Manuel Condenado refere que “este é um projeto de que a câmara é parceira, quem está a coordenar e a implementar o programa é a Cáritas Paroquial, foi aprovada uma adenda há umas semanas atrás, a câmara tem que deliberar e dar o seu aval a todas as situações relativamente a estas adendas e mapas financeiros, toda a situação a nível financeiro careceu de deliberação da câmara como parceira”.

O presidente do Município de Vila Viçosa realça, “a Cáritas informou-nos que tinha existido um erro na soma de algumas parcelas no valor de 200 euros numa situação que já estava previamente deliberada e foi apenas para corrigir esse lapso que nos enviaram novamente os anexos para poderem ser aprovados e rubricados”.

O autarca diz que “somos parceiros por obrigação mas não deixamos de manifestar algum desconforto, que 250 mil euros resultem muito pouco porque a verba para o que é o importante é muito pouco para implementar as ações e atingir os objetivos que estavam aqui adjacentes”.

Recorde-se que Vila Viçosa foi o concelho do distrito de Évora que mais recebeu da Segurança Social, 275 mil euros, direcionados aos três eixos fundamentais; Emprego, formação e qualificação; Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Capacitação da comunidade e das instituições.

As assinaturas do representante do Município de Vila Viçosa, presidente Manuel Condenado e o presidente da Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Padre Francisco Couto, que efetivaram desta forma o CLDS+ deste concelho, aconteceram no dia 7 de março de 2014.

Populares