Foi inaugurado este sábado à tarde o novo Centro de Convívio da Horta das Figueiras, em Évora, que, a partir de agora passará a ser gerido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Horta das Figueiras (ARPIHF), numa obra cujo custo total final rondou aproximadamente 300 mil euros.
Este é agora um sonho concretizado para esta associação , um desejo antigo que se tornou realidade após uma requalificação do espaço que se centrouem três componentes: a reabilitação do edifício, a aquisição de equipamentos de cozinha, despensa e cafetaria e a aquisição de mobiliário de sala e de escritório, divulgou a Câmara Municipal de Évora.
Durante a sua intervenção o Presidente da Câmara Municipal , Carlos Pinto de Sá, lembrou que a obra agora terminada vem na sequência e na mesma linha das intervenções realizadas em São Miguel de Machede e no Bairro de Stº António. “Era um anseio de longa data que agora se concretiza, fruto do esforço conjunto entre a Associação de Reformados, Pensionistas e idosos da Horta das Figueiras e a edilidade”.
Durante a cerimónia de inauguração do novo espaço, que contou com a presença de dezenas de pessoas, na sua grande maioria associados da ARPIHF e convidados, a Câmara Municipal de Évora e a Direção da ARPIHF assinaram um protocolo de cedência do espaço que, por requisitos legais e para fins de obtenção de financiamento comunitário, estava na posse da autarquia.
A cerimónia, que se prolongou durante a tarde com um enorme convívio e com a atuação do Grupo de Cante da ARPIHF, contou ainda com uma singela homenagem à atual Presidente da Assembleia Geral, Mónica Saldanha, pelo seu enorme contributo para a concretização deste projeto quando esteve à frente dos destinos desta associação.
Fotos: Município de Évora