Decorreu no dia 24 de novembro, nas instalações do Mercado Municipal de Monforte, o 5º Festival de Sopas Solidárias, este ano também com serviço de takeaway. A iniciativa conseguiu angariar cerca de 100 mil euros.
Uma iniciativa organizado pela Operação Agir4GMonforte (CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social), em parceria com o Município de Monforte, aos quais se associaram o Agrupamento de Escolas e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte e as IPSS’s do concelho.
Designadamente, o Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, Centro Social de Santo António de Vaiamonte, Centro de Dia Nossa Senhora dos Milagres de Assumar, Fundação Vaquinhas e Velez do Peso (Assumar), Santa Casa da Misericórdia de Monforte.
Cada uma dessas entidades foi responsável pela confeção de uma sopa tradicional, e por uma banca de venda de bolos e salgados, enquanto o serviço do bar foi atribuído aos Bombeiros Voluntários e a Operação Agir4G ofereceu o “kit” (tijela, talheres, guardanapos e pão).
O Município concedeu o apoio logístico, cedeu as instalações e disponibilizou transporte a todos os interessados residentes nas localidades rurais do Concelho.
Inserida no Eixo 2 – Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil, atividade 9, Família4G, da referida operação, a realização desta atividade teve como principal objetivo a angariação de receitas que, no final da ação, foram repartidas em partes iguais pelos organismos aderentes.
Para além das receitas resultantes das vendas diretas dos produtos por cada organismo, foram angariados cerca de mil euros provenientes da aquisição dos kits e do serviço de takeaway, demonstrando que o espírito de solidariedade está bem vivo na população monfortense.