A localidade de Sousel foi palco de um conjunto de atividades para assinalar o encerramento de mais um ano escolar.
Uma festa que mereceu a presença dos alunos, da comunidade escolar e dos encarregados de educação e familiares.
À reportagem da Rádio Campanário, Armando Varela, presidente do Município de Sousel referiu que este “é um dia diferente, é o encerramento do ano letivo, mas para Sousel é o primeiro ano em que o encerramento do ano letivo decorre no novo Centro Escolar”.
O autarca diz que “foi um ano difícil, os auxiliares foram enormes da forma como durante as férias de Natal conseguiram mudar tudo de uma escola para a outra, os professores foram enormes da forma como muitos dias fizeram funções de auxiliares que prova que a diferença está na atitude das pessoas e os alunos foram enormes porque souberam aceitar esse tempo de mudança. Eles próprios participaram ativamente em algumas mudanças”.
Instado sobre as alterações impostas pela lei da autonomia das escolas, Armando Varela expressa que “Sousel é um dos 15 concelhos de Portugal que assinou um contrato de transferência de competências e foi um instrumento que permitiu aumentar a autonomia da própria escola, julgo que talvez pelas excelentes relações que tem havido ao longo dos tempos, entre a Câmara Municipal e a escola. Foi um processo que foi bem aceite e hoje em dia esta escola é mais autónoma, consegue definir melhor o seu futuro e acho que está a correr muito bem”.