Um monumento de homenagem aos ex-combatentes canenses no ultramar, foi inaugurado na vila de Cano, com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, das autoridades do Município de Sousel, dos representantes da Liga dos Combatentes e da Força Aérea Portuguesa.
A cerimónia decorreu no âmbito do programa de comemoração da Centenário da “Atterrissage” do Tenente Celestino Pais de Ramos, e contou com a presença de várias entidades civis e militares, assim como de vários ex-combatentes do ultramar, amigos e familiares, a que se associou a população da vila.
Usaram da palavra a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério; o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues; o presidente da Junta de Freguesia de Cano, Euclides Silva; a presidente da Assembleia Municipal de Sousel, Maria Rosalina Teles; e o pároco Carlos Fonte.
Nos discursos foi evidenciado o esforço, privação e altruísmo dos ex-combatentes canenses, cuja vida foi fortemente impactada, física e psicologicamente, pela passagem pela Guerra do Ultramar.
O monumento inaugurado apresenta os nomes dos ex-combatentes da freguesia, que foi possível reunir até à data, ficando a constituir um símbolo da dedicação à defesa da pátria, mas destacando os valores da paz e da concórdia entre os povos.
Informação e fotos – CM Sousel