Dez anos depois do encerramento da Pousada de São Miguel, localizada na serra com o mesmo nome, em Sousel, surge no edifício um Hotel e Spa, com abertura prevista para janeiro de 2020.
Segundo informações do promotor, o empreendimento tem 28 quartos duplos/twin e 4 suites, com preços a partir de 990€. Uma estadia de 7 dias com tudo incluído, contempla caminhadas e aulas de yoga e fitness. O espaço tem um ginásio, sala de golfe virtual, campo de ténis, piscina exterior, jacuzzi e sauna. O spa oferece tratamentos com produtos endógenos, como o azeite e o mel. Mais informa que alimentação inclui saladas, batidos, sumos e sopas confecionados com frutas e vegetais frescos, sendo proporcionados workshops de nutrição.
Recorde-se que em 2010 o Grupo Pestana, detentor da Pousada de São Miguel abandou o projeto por dificuldades de rentabilização, A exploração foi então entregue à ENATUR (Empresa Nacional de Turismo), sendo que em 2011 o Município apresentou ao Turismo de Portugal uma proposta de aquisição do imóvel, que não obteve resposta. No mesmo ano, o edifício foi a hasta pública com valor base de licitação de 1,6 milhões de euros, sem ter obtido qualquer oferta.
Em 2013 a Câmara Municipal de Sousel adquiriu o direito de superfície, cujo período terminou em setembro de 2016, sem ter desenvolvido qualquer intervenção ou projeto durante esse período.
Em 2018, o Município de Sousel aprovou a proposta de um casal de empresários locais, um dos quais natural do concelho. Foi assinado em fevereiro, o contrato entre os investidores e a empresa IPSUMSYSTEM LDA para a realização da obra de recuperação da Pousada de S. Miguel e em outubro do mesmo ano, foi aprovada uma candidatura ao programa Portugal 2020 para reabilitação do edifício, no valor de 2,2 milhões de euros.