A Câmara Municipal de Sousel viu aprovada a sua candidatura ao programa Valorizar, para a conversão da linha de ferro desativada em ecopista, um trilho destinado à circulação de pedestres e de veículos não motorizados.
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, aponta a esta estação emissora que este projeto integra uma estratégia regional e nacional de promoção do turismo de natureza.
Turismo associado à ecopista, Hotel&Spa e Museu dos Cristos “pode ter efeito de arrastamento na região”
Ana Mendes Godinho
A governante que se encontrava em Sousel para a inauguração do Museu dos Cristos e visita à obra de conversão da Pousada de São Miguel em Hotel & Spa, diz que estas três “âncoras” poderão ter um “efeito de arrastamento” no turismo da região.
Quando concluída, a ecopista “irá fazer parte da plataforma de promoção internacional de Portugal como país de caminhos”, o Portuguese Trails, numa estratégia articulada de desenvolvimento e promoção destes percursos cicláveis e de caminhada, no âmbito do turismo de natureza, de caminhadas e de saúde e bem-estar.
Com 16kms de extensão, vai “ligar o limite do concelho de Estremoz ao concelho de Fronteira”, diz à RC Manuel Valério, presidente do Município.
“A ecopista vai ser uma realidade no concelho de Sousel”
Manuel Valério
A ecopista conta com um apoio de 400 mil euros, e surge de uma candidatura conjunta com o município de Fronteira, onde já decorriam obras similares, e contempla 5kms neste concelho vizinho, que acrescem aos 16kms mencionados.
O autarca destaca que a ecopista no concelho de Sousel tem 5 passagens de nível e que contará com iluminação Led, permitindo percorrer toda a pista em segurança.