Alentejo, 8 de agosto de 2024 (Campanário) O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida acentuada das temperaturas a partir desta quinta-feira, devido a uma massa de ar quente que afetará especialmente o interior Norte e Centro de Portugal.
Em Beja, Évora e Portalegre, as temperaturas máximas deverão registar aumentos significativos, podendo chegar aos 40ºC. Esta situação deve-se à influência de um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende até ao Golfo da Biscaia, provocando uma circulação que origina a elevação das temperaturas e prolonga o tempo quente e seco que tem persistido.
Os distritos de Beja, Évora e Portalegre estão sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima. A região do Alentejo enfrenta assim um risco acrescido de incêndios, com vários concelhos em perigo muito elevado.
Para esta quinta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade matinal no litoral Centro. As temperaturas máximas no interior Norte e Centro deverão subir ligeiramente, com máximas a oscilar entre os 37ºC em Castelo Branco e Bragança, e os 24ºC em Aveiro. As temperaturas mínimas variarão entre os 22ºC em Faro e os 16ºC em Évora.
Face a estas condições meteorológicas, as autoridades apelam à população para que tome as devidas precauções, especialmente nos concelhos com maior risco de incêndio.