Apesar de estarmos em setembro, o verão parece não estar a dar tréguas, com uma subida das temperaturas prevista para os próximos dias em Portugal Continental. A partir de quarta-feira, uma massa de ar quente vai expandir-se sobre a Península Ibérica, provocando um aumento significativo das temperaturas, especialmente nas regiões do interior do país. Esta tendência poderá prolongar-se por, pelo menos, 10 dias.
As temperaturas máximas poderão atingir os 34ºC em alguns pontos do território ao longo da semana, mantendo um clima quente que contrasta com a descida das temperaturas esperada noutras partes da Europa Ocidental e Central, onde uma massa de ar polar marítima vinda da Gronelândia vai provocar uma queda acentuada dos termómetros.
Além do calor, o vento também será um fator relevante nos próximos dias. A partir de terça-feira, prevê-se um aumento significativo da intensidade do vento, particularmente no litoral, nas terras altas e nas regiões montanhosas, onde as rajadas poderão alcançar entre 75 km/h e 90 km/h. Esta situação deve-se à presença de um anticiclone a oeste, no Atlântico, e a uma depressão térmica localizada entre Portugal e Espanha.
Setembro é tradicionalmente um mês marcado por variabilidade meteorológica, e as previsões podem sofrer alterações.