12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Super Lua do ano pode ser vista este mês e num tom mais rosado que o normal

A primeira Super Lua de 2021 ocorrerá na terça-feira dia 27, quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

A informação é avançada na página oficial do Observatório Astronómico de Lisboa que refere que só irão existir duas Super Luas este ano. Depois desta, em abril, a segunda está marcada para 26 de maio, que será ainda maior.

Na terça-feira dia 27 às 04h32 (hora de Lisboa) a Lua estará em fase de Lua Cheia, atingirá o perigeu no mesmo dia às 16h22 (a 357377,973 quilómetros da Terra), e estando os 2 acontecimentos apenas desfasados entre si de 11h50.

No dia 27 a Lua nasce às 21h06 no azimute 70º, contado de Sul para Este. Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica.

A Super Lua encontra-se na constelação de Balança e logo acima  ver-se-á o triângulo da Primavera formado pelas estrelas: Arcturo, Espiga e Régulo. Marte estará localizado mais acima do lado oeste na constelação de Gémeos, como mostra a figura abaixo. No dia seguinte, dia 28, a Lua nasce às 22h25 e continuará a parecer maior do que o habitual.

Conforme notícia avançada pelo NiT, será a partir das 3h30 que a Superlua poderá ser observada. Terá também um tom mais rosado do que é normal.

Foto/Créditos: NiT

Populares