Na manhã de hoje a Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil de Alcácer do Sal reuniu no salão nobre dos Paços do Concelho, para “balanço das medidas de prevenção e de proteção à população quanto ao risco de contágio da COVID-19”.
Um dos temas falados na reunião foi o surto de COVID-19 na Comporta que, de acordo com a Autoridade Local de Saúde, a situação “está controlada”.
Quanto aos casos no concelho, registam-se 35 ativos, sendo 28 do surto na Comporta.
Quanto às pessoas em quarentena “por serem casos ativos ou por terem tido um contacto de alto risco, receberam já 16 visitas da Câmara Municipal de Alcácer do Sal para distribuição de bens e de medicação e têm acompanhamento diário por parte das forças de segurança e das autoridades de saúde. Foi também abordada a estigmatização que, infelizmente, se tem verificado nestes casos e que importa evitar, pois além da saúde física, esta é também uma questão de saúde mental pela qual há que zelar; o novo coronavírus contagia qualquer pessoa indiscriminadamente e tal pode acontecer a qualquer um de nós”.
Relativamente a utentes dos Centros de Dia, “dado que as instituições não têm capacidade para cumprir todos os requisitos necessários, vão continuar em apoio domiciliário”, refere a autarquia em nota.