A 13 de setembro de 2024, foi confirmado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P., laboratório nacional de referência para a saúde animal, a presença do serotipo 3 do vírus da Língua Azul, no distrito de Évora.
De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária(DGAV), esta foi a primeira deteção deste serotipo em Portugal.Face à confirmação de casos do serotipo 3 do vírus, a DGAV procedeu à alteração das determinações relativas à doença, divulgadas através de edital, com as indicações que devem ser seguidas.
De acordo com a informação avançada pelo Correio da Manhã, o surto foi detetado numa quinta em Torre de Coelheiros, no concelho de Évora, com 15 ovelhas afectadas, uma delas terá acabo por morrer .
A Rádio Campanário contactou a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Alentejo que remeteu mais esclarecimentos para a Direção Geral, no entanto até ao momento não foi possível obter mais esclarecimentos.
De acordo com a DGAV, a Língua Azul é uma doença viral, infeciosa não contagiosa, e não transmissível aos humanos. Existem 26 serotipos que se traduzem por 26 doenças diferentes sem imunidade cruzada entre elas. A doença é habitualmente transmitida por insetos do género Culicoides, que são os vetores biológicos.