“Sustainable Stone by Portugal – valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado” é a designação da “Agenda Mobilizadora”, promovida pelo grupo “Cluster dos Recursos Minerais”, com um investimento previsto de 53,8 milhões de euros, avança o Jornal de Leiria.
Segundo o jornal, este é um projeto que envolve mais de 50 empresas, submetido a apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como principal objetivo “potenciar o relevante trabalho mobilizador e agregador que tem sido realizado no contexto do sector da pedra natural, para a criação de uma nova geração de produtos e processos produtivos, fortemente disruptivos e inovadores”.
O projeto tem a duração estimada de 36 meses, com início previsto para janeiro do ano que vem e término em 31 de dezembro de 2024.
Liderado pela Solancis, de Alcobaça, tem como entidade gestora o Cluster dos Recursos Minerais. Envolve no total 50 entidades, das quais 20 empresas da área da pedra natural, grande parte delas da região de Leiria; dez empresas de tecnologia e software; 13 entidades do sistema científico e tecnológico, universidades e politécnicos; e duas entidades públicas, entre elas o Município de Porto de Mós.
Centrado sobretudo na região de Leiria, O “Sustainable Stone By Portugal” pretende investir 53,8 milhões de euros no setor da Pedra Natural, sendo que para o Alentejo está destinado 25% deste valor, que equivalem a 13.450 milhões euros.