Realizou-se no Complexo Desportivo de Alandroal, no domingo, dia 31 de maio, as finais da Taça de Portugal de sub 16 e sub 18 de Rugby.
Este evento, organizado pelo Clube de Rugby de Juromenha, contou com o apoio da autarquia local, e sob a égide da Federação Portuguesa de Rugby.
Foi a primeira vez que um evento desta importância se realizou nesta região.
Em campo as equipas do Cascais, nos dois escalões, que defrontaram o Belenenses em sub 16 e o R.C.Montemor, em sub 18. Na longa história desta competição, foi a 4ª vez que um clube de fora de Lisboa, Porto e Coimbra participou numa final, depois do C.R.Évora em sub 18 em 2004, do C.R.Arcos de Valdevez em sub 18 em 2011 e do R.C.Montemor em sub 16 em 2014.
Paulo Jaleco, presidente do Clube de Rugby de Juromenha, em declarações à Rádio Campanário salienta que “é um dia histórico para o Alandroal”, referenciando, “já houve há uns anos em Elvas uma final de uma Super Taça de séniores mas a Taça de Portugal em sub 16 e sub 18 é a primeira vez que se disputa no Alentejo e conseguir trazer para o Alentejo uma final destas foi uma tarefa complicada”.
“A nossa ideia é começar aqui uma escola de miúdos e começar a trazer este tipo de organizações para o Alandroal”, conclui.
Para o presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Carlos Alberto da Silva, “há em Juromenha um núcleo forte e a nossa ideia é divulgar o rugby pelo país todo, não é só Lisboa”.
“Alandroal tem excelentes condições, pessoas interessadas e a perspetiva que temos para o futuro é que isto consiga ajudar a rapaziada aqui da terra e perceber que o rugby é um desporto diferente de todos os outros, muito mais interessante e atrativo, do meu ponto de vista”.