15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Taxa turística em Évora pode entrar em vigor em 2025

A cobrança de uma taxa turística na cidade património mundial de Évora pode estar próximo de ser uma realidade. Na reunião do executivo do passado dia 18, foi  aprovado, por maioria,  o início do procedimento para a criação do regulamento para a taxa turística aplicada às dormidas o que representa a retoma do processo já anteriormente iniciado.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da Autarquia Eborense, em declarações à Agência Lusa, sublinhou que gostaria de ver o processo concluído até final deste ano por forma a que , a existir aprovação, a taxa pudesse começar a ser cobrada em 2025. O próximo passo será a recolha de contribuições/sugestões de todos os que quiserem participar, sendo posteriormente elaborado um projeto de regulamento, a ser apresentado em reunião de câmara.

Évora, por força sua riqueza histórica, cultural e patrimonial, é uma das cidades mais visitadas com uma afluência de turistas cada vez maior, um número que se prevê venha a crescer ainda mais por força de Évora ter sido eleita Capital da Cultura Europeia 2027.

O presidente do Município entende que as receitas geradas pela cobrança de uma possível taxa turística serão importantes em áreas como a reabilitação de património, entre outras, sempre em benefício da cidade e de uma melhor qualidade de vida para quem aqui vive.

Esta taxa será aplicada , caso venha a concretizar-se, apenas a quem visita a cidade e não aos residentes. Está ainda a ser estudado um sistema de isenções para Associações sem fins lucrativos ou Clubes Desportivos, adianta o presidente Carlos Pinto de Sá à mesma fonte.

O processo de existência de uma taxa turística na cidade iniciou-se em 2019, entretanto interrompido pela chegada da Pandemia de Covid 19.O valor da taxa ainda não está definido. Em 2019 foi apontado o valor de 1 euro mas Carlos Pinto de Sá admite agora que possa vir a ser superior.

Populares