14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Taxa Zero ao Volante” regressa à estrada a esta terça feira

Integrada nas 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) para 2024, a “Taxa Zero ao Volante” regressa do dia 20 até segunda feira 26 de agosto 2024.
Como o seu nome indica, visa sobretudo combater a condução sob o efeito do alcóol, e tem a finalidade de sensibilizar os condutores, propondo-lhes uma alteração de comportamentos.
Na verdade procura evitar mais acidentes, mais feridos e mortes nas estradas portuguesas. Nada vale uma morte na estrada, para os seus filhos, para os seus pais. Quem nunca perdeu um ente querido, quem não tem um amigo vítima de um acidente de tráfico, causado pelo consumo do alcóol?
A Rádio Campanário recorda os seus leitores que, a taxa de alcóol legal vai até ao limite dos 0,5 gramas por litro de sangue (g/l), sabendo que uma taxa de 0,5 a 0,8 g/l é considerada uma infração grave, e sendo superior até aos 1,2 g/l incorrerá como uma infração muito grave.
Dependendo do peso de cada pessoa, de ter ingerido alimentos, da fadiga, do género de alcóol que consumiu, se foi uma bebida destilada ou apenas vinho… tenha em atenção, que por vezes somente uma cerveja, pode acusar esses 0,5 g/l.
Nas estradas portuguesas estarão a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP para controlar os excessos. Por isso e não só, se conduzir, por favor não beba.
Segundo dados estatísticos da Polícia de Segurança Pública, em 2022 duas em cada cinco pessoas que morreram conduzindo, apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior a 0,5 g/l e três em cada quatro condutores falecidos na estrada, tinham taxa superior a 1,2 g/l.

Populares