A Câmara Municipal de Évora, apostada em multiplicar as culturas e tendências artísticas que a cidade acolhe, traz ao Teatro Garcia de Resende Omar Sosa, no próximo dia 19 de novembro.
Acompanhado de diferentes músicos da Escola Taller de Músics para o Ensino Superior de Música (ESEM), o Taller de Músics Ensamble, um enérgico e talentoso grupo de Barcelona com que o artista há meses vem colaborando, este espetáculo irá revelar mais ainda a versatilidade de Omar Sosa, enquanto músico de jazz.
A nível mundial, destacando-se como compositor, produtor, pianista, percussionista e líder de vários grupos, Omar Sosa mostra-se ao público, nos seus concertos, como uma figura carismática, um artista multifacetado, com uma alta capacidade de improvisação e muito sentido de humor.
Nascido em Cuba, em 1965, aos oito anos, Omar Sosa começa a estudar percussão e marimba. Entre suas influências musicais iniciais cita a música tradicional afro-cubana e compositores clássicos europeus. Quando se muda para o Equador, em 1993, mergulha nas tradições folclóricas de Esmeraldas, região da costa noroeste daquele país, cuja herança africana inclui a tradição distintiva da marimba. Pouco depois, em 1995, muda-se, de novo, para a Baía de São Francisco e depressa se torna um nome incontornável, e revolucionário, no jazz latino, com sua escrita aventureira e o seu estilo percussivo.
Até ao momento, Omar Sosa conta com mais de 100 concertos realizados, em seis continentes. Começa a sua carreira discográfica em 1997 e hoje soma 22 CD editados, cinco dos quais nomeados para prémios Grammy.
Entre jazz, nova música clássica e música eletrónica, Omar Sosa move-se como ninguém, tendo já colaborado com músicos africanos, árabes, europeus, indianos, latinos e norte-americanos.