O Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa, cujo acervo engloba os utensílios, equipamentos, técnicas, práticas e as vivências relacionadas com os instrumentos de trabalho associados às atividades agrícolas tradicionais, foi inaugurado este domingo, 11 de janeiro.
O novo espaço instalado no edifício da antiga estação de caminho-de-ferro sofreu obras de ampliação das estruturas museológicas a fim acolher o acervo do Museu Agrícola e Etnográfico.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração e falou com o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado.
O autarca diz que ficou surpreendido com a presença de “tantas pessoas que responderam ao nosso convite e de certo modo também podemos dizer que é um dia histórico para Vila Viçosa porque este museu pela sua qualidade, pela raridade das peças e o elevado número e o edifício onde está instalado, também um edifício histórico, é um contributo muito importante para o enriquecimento cultural de Vila Viçosa que já é considerada a Vila Museu, podemos dizer que ficou ainda mais a Vila Museu”.
Manuel Condenado realça que “todas as peças do museu são pertença do diretor, o senhor Eduardo Araújo, que tem este elevado número de peças e tem muitas mais peças que poderão depois de recuperadas, fazer parte do espólio do museu e hoje algumas pessoas se disponibilizaram para ceder peças”.
Eduardo Araújo, diretor do museu, diz que ao longo de muitos anos foi guardando as peças, “é o concretizar de um sonho que sempre tive e sinto-me satisfeito, não guardei todas as que gostaria porque era muito complicado transportá-las, mas sinto uma satisfação muito grande a câmara ter aceite criar este museu”.
Eduardo Araújo conta que já havia apresentado a proposta para a instalação do Museu Agrícola e Etnográfico de Vila Viçosa “ao executivo anterior, que entretanto não se concretizou e foi concretizada aqui neste executivo”.