O baixo nível de armazenamento da Barragem da Vigia (Redondo) impediu este ano a realização de várias culturas e obrigou os beneficiários ao racionamento da água disponível, para 1/5 da necessária por hectare.
Em declarações a esta estação emissora, Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aponta que já existe uma ligação da Barragem da Vigia à Barragem do Alqueva, que será reforçada nos próximos anos.
“Está previsto o reforço da ligação de Alqueva à Vigia. Entretanto, temos de viver com a água que temos”
Luís Capoulas Santos
Ressalvando que “simplesmente são dotações que não são muito grandes”, declara que se a mesma não existisse, “teríamos de viver toda a vida com a água que a barragem consegue recolher”.
O reforço da ligação da Vigia ao Alqueva está previsto no Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, num investimento de 30 milhões de euros, sendo que o concurso será lançado nas próximas semanas e estará concluído “daqui a 2 anos”, como noticiado pela RC.
Para além de ligar o Alqueva à Vigia, o bloco “irradiará a rede secundária para aos cerca de 10 mil hectares a regar nos concelhos de Reguengos, Portel e Redondo”.