De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, na próxima semana irá continuar a situação de tempo quente que se verifica atualmente no Continente.
Segundo o IPMA, a onda de calor, que se iniciou a 28 ou 29 de setembro em grande parte do território, em especial no interior, poderá continuar em alguns locais até, pelo menos, 14 de outubro.
As regiões do litoral Norte e Centro, que registaram temperaturas mais amenas no início da semana, irão também iniciar um período quente, que deverá também corresponder a uma onda de calor até ao final da próxima semana.
Contudo, acrescenta o IPMA, prevê-se uma descida gradual dos valores da temperatura máxima ao longo da semana, sendo que que na 2ª feira irão variar entre 28 e 37 °C e na 6ªfeira entre 25 a 33 °C, predominando os valores mais elevados a sul do rio Tejo (Figura 1). A temperatura mínima irá variar entre 12 e 20 °C, sendo que os valores mais elevados, correspondentes a noites tropicais, são esperados nas terras altas, no Algarve a na região de Lisboa.
Até dia 11 de outubro, 4ªfeira, não se espera ocorrência de precipitação no Continente, passando a existir essa possibilidade entre 12 e 14 de outubro, com uma probabilidade entre 35 e 70% no litoral Norte e inferior a 40% na região Sul (Figura 2).
A incerteza em relação à ocorrência de precipitação está associada à posição da crista anticiclónica, que é responsável pela a atual situação de tempo quente, em particular se se manterá sobre a Península Ibérica ou se deslocará para o Mediterrâneo Ocidental, permitindo a influência de regiões depressionárias, que atualmente se têm posicionado sobre a região dos Açores.