Entre esta sexta-feira e a próxima terça-feira, 30 de Junho, as temperaturas vão subir de 2 a 4 graus, sendo que no Alentejo vão-se ultrapassar os 40 graus de temperatura.
Segundo a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “para os distritos de Portalegre, Évora e beja, a partir de sábado prevê-se temperaturas superiores a 40 graus”.
“Estamos sob a influência de um anticiclone que se estende em crista até ao golfo da biscaia e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e seco”, adiantou a meteorologista.
Perante estas altas temperaturas o Instituto do Mar e da Atmosfera colocou os distritos de Portalegre, Évora e Beja, em alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que o IPMA recomenda às populações que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e que sigam as orientações da Proteção Civil.
A Proteção Civil que através de um comunicado deixa o aviso que não será permitido:
– Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.