Devido à tempestade Irene, a subida acentuada do caudal da ribeira de Abela, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), levou à inundação de uma parte da Estrada Municipal 390 e à retirada preventiva de 13 crianças de um infantário local.
Segundo informação avançada à Rádio Campanário pela Proteção Civil, através o Comando Sub-regional de Emergência do Alentejo Litoral, a estrada que liga Abela a São Domingos ficou submersa numa extensão de cerca de 700 metros e com uma profundidade de água entre 30 a 40 centímetros. Esta situação, que começou por volta das 11h50, impossibilitou a passagem de veículos e representou um risco para a população e gerou o alerta ás 12h07.
Como medida de precaução, decidiu-se pela retirada de 13 crianças que estavam no ATL de Abela, dada a proximidade e a força do caudal da ribeira. O comandante salientou que, apesar da distância entre o infantário e a ribeira, a decisão foi tomada tendo em vista a segurança das crianças.
Além disso, Albano Pereira, vereador responsável pela proteção civil municipal, relatou que a ribeira de Brescos também transbordou, levando ao corte da estrada que conecta Brescos a Vila Nova de Santo André desde as 12 horas.
A equipe de bombeiros, composta por nove operacionais apoiados por cinco veículos, permanecerá no local durante a tarde e, se necessário, também durante a noite. Pedro Torrão acrescentou que, desde o alerta até perto das 14 horas, o caudal da ribeira começou a diminuir gradualmente, esperando-se uma redução mais acentuada em breve.