14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Templários regressam a Monsaraz, vila museu e terra da antiga ordem

No próximo dia 16 de Dezembro os templários vão regressar a Monsaraz.

Será na igreja de Santiago, no coração da vila museu e terras da antiga ordem, que a Comenda Templária de Beja irá realizar a sua X sessão capitular local.

De acordo com a nota enviada pela Comenda à nossa redação, neste Capítulo serão consagrados novos escodeiros, e será realizado um cortejo, com os mebros da ordem, entre o Castelo e a igreja de Santiago.

A escolha de Monsaraz prende-se com a história da passagem Templária por esta vila.

Em 1167, foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, numa expedição que partiu de Évora. Poucos anos depois, em 1173, Monsaraz volta novamente a cair em poder dos almóadas, na sequência da derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz. Só mais tarde, em 1232, D. Sancho II, auxiliado pelos templários, reconquista definitivamente Monsaraz, fazendo a sua doação à Ordem do Templo, que fica encarregue da sua defesa e repovoamento.

Neste período de ocupação cristã de Monsaraz, começou-se igualmente a levantar a nova alcáçova, e os cavaleiros templários e o clero secular deram início à edificação dos templos religiosos de Santa Maria do Castelo, de Santiago, da ermida de Santa Catarina, do Hospital do Espírito Santo e da Albergaria para culto e atracção de novas populações.

Em 1319, Monsaraz é erigida à comenda da Ordem de Cristo, recém fundada em Portugal, e fica na dependência de Castro Marim. È nesta altura que começa a ser construído o edifício gótico do primitivo tribunal (e é também nesta altura que se começa a construir a torre de Menagem).

Foto: Comenda Templária de Beja

Populares