A taxa de operacionalidade das 4 viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) existentes em todo o Alentejo, nomeadamente em Beja, Évora, Portalegre e Santiago do Cacém, melhorou significativamente nos meses de outubro e novembro revelou-nos o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Segundo os dados agora divulgados pelo INEM referentes ao período de janeiro a novembro de 2014, as viaturas médicas de emergência e reanimação do Alentejo tiveram algumas oscilações de operacionalidade ao longo do ano, tendo sido a partir do mês de setembro que os tempos de inoperacionalidade começaram a descer.
O INEM recorda que a taxa de operacionalidade das VMER cresceu significativamente desde o início de 2014. Entre janeiro e novembro de 2014, as 42 VMER existentes em território continental registaram um crescimento coerente de operacionalidade, atingindo no mês de novembro uma taxa de operacionalidade de 98,5%. Recorde-se que cabe aos Hospitais a que estas viaturas estão afetas assegurar os recursos humanos – Médico e Enfermeiro – que integram este meio de emergência médica pré-hospitalar.