Depois de uma quarta-feira com temperaturas a subir, o dia de amanhã, quinta-feira, vai ser diferente….
De acordo com a previsão do Modelo de referência Meteored , esta quinta-feira, dia 15, uma gota fria produzirá condições meteorológicas instáveis em Portugal continental., trazendo aguaceiros e trovoadas.
Estas condições meteorológicas adversas vão afetar o Litoral Oeste, Alentejano e Barlavento Algarvio, com a previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e potencialmente acompanhados de trovoadas, em várias regiões do Continente.
Quanto às trovoadas, as previsões apontam para uma maior concentração de descargas elétricas atmosféricas por quilómetro quadrado nas regiões da Beira Baixa, Alto Alentejo e Alentejo Central .
Tendo em conta as poeiras vindas do Norte de África que desde hoje se sentem na atmosfera, juntamento com a chuva que está prevista, poderá, de acordo com os especialistas, dar origem ao fenómeno “chuva de lama” em Portugal continental, mas com mais probabilidade nas regiões a sul do Tejo, especialmente no Baixo Alentejo e Algarve.
As previsões de chuva e trovoada, de acordo com o modelo de referência, far-se-ão sentir apenas no dia de amanhã, quinta-feira, uma vez que para sexta-feira está previsto o regresso do sol e das temperaturas acima da média para a época em que estamos.
Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê para esta quinta-feira, períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada entre o início da manhã e o meio da tarde.
Está ainda prevista uma descida de temperatura, em especial da máxima.
Fonte: Meteored/IPMA