12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Tenho lutado para deixar a minha marca no mundo”: diz campeão de Boccia Pauleta.

A Rádio Campanário esteve no Centro Luís da Silva, onde conversou com Paulo Cardoso, conhecido como Pauleta, o Campeão Nacional de Boccia. Durante a entrevista, Pauleta falou sobre o seu título, o caminho até ao sucesso e os projetos para o futuro.

Paulo Cardoso vive no Centro Luís da Silva, em Borba, e estuda no Agrupamento de Escolas da cidade. O Boccia, uma modalidade descendente de um jogo da antiga Grécia, originou uma vasta gama de jogos como o bowling e a petanca. Este desporto consiste em colocar as bolas coloridas (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (branca), lançada estrategicamente por um jogador.

Reconhecido a nível mundial, o Boccia vai do lazer à alta competição e é uma modalidade paralímpica.

Paulo Cardoso, carinhosamente apelidado de Pauleta, é um nome destacado no Boccia nacional. Quando questionado sobre o início da sua caminhada, Pauleta relembra: “Eu comecei na escola de Borba, logo no início, não jogava por competição, nada sério, foi só ao fim de um tempo que fui inspirado por um falecido amigo e desde então tenho lutado para deixar a minha marca, não só em Portugal, mas no mundo inteiro.”

Os treinos de Pauleta são realizados no Centro Luís da Silva, com a treinadora Ana Figueira e o professor de Educação Física Joaquim Saraiva. Quanto às competições futuras, Pauleta salienta que a próxima será uma competição de duplas no próximo mês.

Pauleta revela as suas ambições a partir do título nacional: “Eu procuro ser campeão nacional na categoria absoluto, atualmente, sou campeão nacional de jovens, de sub-21, no qual sou octa-campeão. Quero destacar-me no estrangeiro e alcançar o pódio, nomeadamente nos Challengers, espero ser convocado para um Challenger em julho, no Egito, e mostrar que estou preparado.”

O apoio ao jovem campeão não vem apenas do Centro Luís da Silva, mas de todo o Alentejo. “Pessoas de vários lugares do Alentejo têm-me apoiado e eu fico muito feliz por representar o Alentejo, não só em Portugal, mas fora do país também,” afirma Pauleta com gratidão.

Paulo Cardoso, com o seu espírito determinado e ambições elevadas, continua a inspirar e a elevar o nome do Boccia em Portugal e além-fronteiras.

Populares