A artista Tereza paixão, conhecida como “Polaca”, apresenta de dia 10 de outubro a 11 de novembro, a sua exposição de pintura “Divesidades” na Galeria de Arte da Igreja de Santiago, localizada na vila medieval de Monsaraz.
A exibição está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, e pode ser apreciada diariamente das 9:30 às 13:00 e entre as 14:00 e as 17:30 horas.
Os temas retratados pela artista afirmam o seu interesse por paisagens urbanas e o abstrato. Nas telas dos seus trabalhos, são retratados cenários do quotidiano de Portugal, mas também lembranças do Brasil, país de origem de Polaca, onde certamente a pintora vai buscar inspiração ao mar. Nesta exposição vão ser apresentados 31 quadros a óleo sobre tela e técnica mista.
Na sua obra, Tereza Paixão bebe muita inspiração das comunidades tradicionais de pescadores às quais teve um contacto muito próximo durante a sua residência no Brasil com a família. Destas vivências, deve-se a presença de barcos, ondas, caminhadas na praia, flores e dos animais nos seus quadros.
A mudança para Portugal, já há seis anos, inspirou um novo ciclo de pinturas que incorporam temas abstratos e transcendentais. Os barcos e as ondas do mar ainda aparecem nas suas obras, mas agora há igualmente estrelas, planetas e corpos que se fundem nos céus.
Nesta exposição, todas as molduras dos quadros foram produzidas pelo marido da artista, Luís Paixão, a partir da reciclagem e do reaproveitamento de paletes, folhas de jornais e de outros materiais que estavam destinados para o lixo.