Na tarde deste sábado (20 de julho), Tiago Passão Salgueiro apresentou em Vila Viçosa a obra “A Estrada Real – Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa”, numa cerimónia que contou com a presença de Manuel Condenado, presidente de Vila Viçosa e António Anselmo, presidente de Borba, e participação de Licínio Lampreia.
A RC esteve presente e falou com o autor que explica que a publicação da obra surge como uma forma de “refutar” comentários relativos à origem da estrada que surgiram aquando da queda da mesma (EM255) no passado 19 de novembro.
Vozes apontaram que “era uma estrada construída para a ligação às pedreiras”, pretendendo esta investigação demonstrar a “componente histórica” da mesma, explicando que ao longo dos séculos, a estrada “foi palco de diferentes episódios, nomeadamente guerras da restauração e desfiles de casamento”, explica.
Obra pretende “justificar, do ponto de vista histórico, a importância que este elo de ligação teve ao longo de muitos séculos”
Tiago Passão Salgueiro
“Será que há viabilidade para a estrada poder vir a ser recuperada? Será que há algum impacto económico que ainda não foi avaliado, que possa ter uma interferência direta no desenvolvimento das duas localidades?”, estas são algumas das reflexões deixadas no final da obra, não em tom acusatório, salienta, mas visando “deitar uma pedrada no charco no sentido de saber o que vai acontecer no futuro”. O autor aponta ainda a motivação sentida por “todos para que a estrada possa eventualmente abrir ao público”.
A elaboração da obra contou com várias colaborações e surge de uma parceria entre o Município de Vila Viçosa e o Município de Borba, junto de cujos serviços estará disponível para aquisição.
{gallery}VV_livro_estrada{/gallery}