As autoridades timorenses detiveram o diretor de uma agência de viagens New Generation em Díli, alegadamente relacionado com o caso de migrantes de Timor-Leste abandonados em Portugal.
A informação é avançada pelo Diário de Notícias. As autoridades policiais não excluem mais detençõe suma vez que o processo de investigação ainda está em curso. A detenção deste homem ocorreu no âmbito de uma operação de investigação a empresas ou indivíduos que estejam ligados ao que as autoridades consideram ser redes de tráfico humano que estão envolvidas no envio de trabalhadores timorenses para Portugal.
Vários dos timorenses que vieram para os concelhos de Beja e Serpa, muitos deles foram abandonados e acabaram por ser acolhidos por instituições, mas pagaram a esta agência para virem para Portugal.
De acordo com o DN , são muitas as agências que estão a surgir, atuando nesta área mas muitos timorenses acabam por ser enganados, sendo depois deixados praticamente ao abandono nos países de acolhimento, incluindo Portugal. As situações mais dramáticas vivem-se em Lisboa e em Serpa, com muitos timorenses na rua e outros a viver em grupo em instalações temporárias.
Leia a notícia completa em Diário de Notícias
Foto: Lidador Notícias