A Associação de Municípios Portugueses do Vinho já divulgou os vinhos premiados no Concurso “Cidades do Vinho 2024”, concurso que decorreu no passado fim de semana em Gouveia e onde vários produtores de vinho do Alentejo participaram.
Do concelho de Borba, concelho reconhecido a nível nacional e internacional pela qualidade e excelência dos vinhos, participaram quatro produtores:Adega de Borba, Herdade da Cardeira, Marcolino Sebo e Sovibor.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho divulgou hoje os resultados e para a cidade de Borba vêm dois distintos prémios.
A Adega de Borba venceu uma medalha de Ouro, para o “Adega de Borba Reserva”- categoria de Brancos e uma “Grande Medalha de Ouro” para o vinho “Quintas de Borba Grande Reserva”- Ctehoria Tintos.
A participação dos produtores de Borba contou com o apoio do Município de Borba que garantiu a inscrição dos participantes e o transporte dos vinhos para Gouveia, local onde decorreu o concurso.
Fundada em 1955, a Adega de Borba foi a primeira de uma série de Adegas constituídas no Alentejo. Reúne atualmente mais 300 viticultores associados que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha, distribuindo por 70% castas tintas e 30% de castas brancas.
A Adega de Borba posiciona-se hoje como uma marca global , com raízes num legado que ultrapassa largamente os seus vários anos de história, capaz de responder às várias exigências dos mercados, nunca perdendo de vista a qualidade e excelência dos vinhos que produz, sempre com o objetivo de elevar cada vez mais a Região Alentejo e os seus vinhos.
Foto: Winalist