Em entrevista à Rádio Campanário, Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, falou acerca dos valores das taxas municipais, nomeadamente do IMI, IRS e DERRAMA para o próximo ano de 2016.
Quanto conjunto às taxas municipais (IMI,IRS e DERRAMA),o autarca afirmou que ficarão “ (…) abaixo da média nacional”, decisão tomada em reunião de Câmara, recentemente.
Relativamente ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), irá manter-se nos 0,35%, tal como no ano passado. Luís Mourinha explicou a esta estação emissora que, devido ao desenvolvimento da ARU (Área de Reabilitação Urbana) e dos PEDUS (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano Sustentável), a população vai “ (…) ter bonificações em termos de IMI para quem recuperar imóveis, numa área a definir, de uma redução de 20%”, nomeadamente, nas localidades de Estremoz, Evoramonte e Veiros.
Sobre a participação variável do IRS (Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares), a Câmara aprovou fixar a taxa, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na circunscrição territorial, em 5% para o município de Estremoz.
Já para a DERRAMA (imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das pessoas coletivas), foi fixado um teto entre 0,2% e 1,5%, consoante o volume de negócios das empresas.
Por último, e no que respeita ao percentual da TMDP (Taxa Municipal de Direitos de Passagem), foi fixado em 0,25%, para o concelho de Estremoz.