À margem da visita do presidente da Letónia a Évora, que se realizou esta manhã, uma das figuras presentes nesta visita foi José Manuel Santos, candidato à presidência da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com José Manuel Santos sobre o facto de não existirem outras candidaturas, o que indica que será a lista apresentada por José Manuel Santos a vencedora.
O candidato foi questionado do porquê de não existirem outras candidaturas, ao qual respondeu que crê que “o projeto e a nossa candidatura é muito abrangente e muito conciliador. Nós conseguimos integrar várias perspetivas, várias sensibilidades, quer da área social, quer da parte pública, e sinto que o projeto é muito agregador e muito mobilizador de todo o turismo da região, reunindo autarcas, agentes associativos da área do alojamento, da área da restauração, da animação, pequenos e grandes empresários, associações de turismo rural, pequenas e médias empresas, associações dos resortes do litoral alentejano, todos os integrantes do turismo se reveem no nosso projeto e na nossa candidatura e, isso é aquilo que me deixa a mim e à minha equipa muito felizes e, obviamente, a cada dia que passa, não havendo a perspetiva de aparecer mais nenhuma candidatura, sentimo-nos mais responsabilizados e mais confiantes. De facto poderíamos a partir de julho iniciar o nosso trabalho e o nosso projeto para trazer a nova ambição que desejamos para o turismo do Alentejo e do Ribatejo”.
José Manuel Santos foi questionado sobre se houve algum trabalho agregador por parte desses agentes, antes da apresentação do projeto, ao qual o mesmo respondeu que “se eu não tivesse sentido que havia essa vontade e esse espírito mobilizador, eu próprio não teria apresentado a candidatura. Nós estivemos em Beja mais de 150 pessoas, o que excedeu as nossas expetativas. Em Santarém tivemos mais de 80 pessoas das várias áreas do empresariado turístico, das autarquias e das associações. Houve sim um trabalho, porque era preciso perceber se o território, os agentes do setor e os agentes políticos se reviam na nossa candidatura e no nosso projeto e, concluímos com muita satisfação, que se reveem e avançámos com a apresentação pública, em dose dupla, em Beja e Santarém, faltam agora menos de três meses para a realização das eleições e estamos muito confiantes que a nossa assembleia geral e os nossos associados nos darão o seu voto de confiança.
Relativamente aos dois grandes pilares financeiros europeus, quer o 2030, quer o PRR, já existem informações sobre esses apoios monetários. José Manuel Santos comentou que “o quadro comunitário começou a ganhar alguma forma e a ser operacionalizado e, portanto, já abriram os primeiras avisos, especialmente nos sistemas de incentivos, logo os novos projetos empresariais na área do turismo já se podem candidatar e sim, é muito importante para a nossa economia e para o desenvolvimento territorial, económico e social do país e do Alentejo a abertura dos avisos e, nós em tempo, conseguiremos certamente fazer uma boa utilização dos fundos estruturais”.
Foto: Turisver