Em declarações à Rádio Campanário, Hortênsia Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo falou do impacto da pandemia COVID-19 e como está a acontecer o desconfinamento naquele concelho.
A autarca reconheceu que “esta circunstância condicionou bastante a própria atividade e a intervenção municipal” e a autarquia tem estado a “retomar algumas dessas atividades, muitas delas adaptadas e com características diferentes, como por exemplo o dia da Criança, que costuma ser sempre festejado na rua com muitas crianças e desta vez houve decoração de rua e festejámos online”.
No que diz respeito à área cultural, Hortênsia Menino referiu que “estamos a adaptar uma parte da nossa programação cultural às modalidades online, que possam ser acessíveis sem serem em modo presencial”.
A edil contou ainda que “os centros económicos nos têm manifestado grande preocupação, porque há uma redução de procura e de acesso ao serviço e aos bens e isso trará a curto prazo dificuldades a esses agentes económicos”.
“Já tomámos algumas medidas no sentido de estimular, valorizar e apoiar o acesso às atividades económicas, mas consideramos que o impacto desta situação exige um outro tipo de medidas a nível nacional. Vão ter de ser assegurados com fundos do orçamento nacional ou até com fundos europeus”, afirma Hortênsia Menino.
A autarca referiu que “já tínhamos feito uma exposição à Associação Nacional de Municípios, na sequência de uma questão que estava a ser feita, da necessidade de reforçar as medidas de apoio aos agentes económicos, às micro e pequenas empresas, no sentido de garantir que elas são sustentáveis perante estas circunstâncias”.