Os trabalhadores das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, vão fazer uma greve de quatro dias, entre 3 a 7 de Outubro, para reivindicar “o fim do regime de laboração contínua no fundo da mina” e pela “humanização dos horários de trabalho”.
Já foi entregue à empresa um pré-aviso de greve, depois da paralisação ter sido aprovada pelos trabalhadores no passado domingo, 17 de Setembro, em plenário realizado em Aljustrel.
De acordo com fonte do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), os trabalhadores optaram pela greve depois de analisadas as respostas que a administração da Somincor apresentou a 13 de Setembro.
A resposta oferecida pela administração da Somincor não agradou aos funcionários, qu não estão de acordo em relação aos horários de trabalho dos trabalhadores do fundo mina, a antecipação da idade da reforma dos trabalhadores das lavarias, a progressão nas carreiras, a política de prémios e ainda a “pressão e repressão” sobre os trabalhadores.
A mesma fonte adianta ainda que “caso as respostas da administração continuem a não ser favoráveis, os trabalhadores da Somincor realizarão mais cinco dias de greve no mês de Novembro e outros cinco dias de greve no mês de Dezembro, em datas a definir”.