Internacionalmente o dia 1 de outubro, comemora o Dia do Idoso, este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pretende sensibilizar a sociedade para todas as questões que se prendem com o envelhecimento da população.
Alertar para a necessidade de proteger, cuidar e “mimar” a população mais idosa, é um dos objetivos desta comemoração, a sensibilização para o aumento da qualidade da vida de uma população envelhecida, não permitido que a solidão e abandono sejam a marca desta fase da vida.
Vila Viçosa marcou este Dia Internacional do Idoso, com atividades lúdicas e jogos geriátricos numa parceria da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa com a Delegação Cruz Vermelha Portuguesa e a Cáritas Paroquial, incentivando os idosos a ter um estilo de vida ativo e saudável.
A Rádio Campanário esteve presente nesta atividade que permitiu uma tarde divertida a todos, superando as expetativas de participação por parte da organização, como mencionou o Dr. Nelson Rebola, responsável da Santa Casa da Misericórdia, no desenvolvimento e acompanhamento destas valências.
{play}http://radiocampanario.com/sons/dr_nelson_2out.mp3{/play}
Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia (EU) com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050. O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos.