11.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Trabalhos prosseguem no bom caminho para resgatar segundo corpo na pedreira de Borba (c/som)

Os trabalhos na pedreira de Borba para onde desabou a Estrada Municipal 255 na passada segunda-feira (19 de novembro), continuaram este sábado com “110 operacionais no terreno, apoiados por 52 veículos”, avança José Ribeiro, Comandante do Comando Territorial de Operações de Socorro de Évora, no briefing deste sábado (24 de novembro).

No plano de água de maior dimensão, continuaram os trabalhos de busca pela Marinha, com recurso a um equipamento operado remotamente, que continuará no dia de amanhã.

Os mergulhadores procederam a buscas neste plano de água na zona mais afastada da vertente, que retomarão amanhã por volta das 8h. “Fica por avaliar a zona mais próxima da vertente, que é a que oferece mais risco”, mas as intervenções nesta área terão “que ser ponderadas”.

Foi até ao momento detetada a grua e “alguns dos objetos que foram arrastados”, mas ainda não foi sinalizado qualquer veículo.

No que concerne às operações de drenagem na pedreira mais pequena, estas decorrem permanentemente com 4 bombas, encontrando-se já com “1 metro aproximadamente”. Depois de drenada, serão iniciados os trabalhos de retirada de “um conjunto de pedras e de blocos” que se encontram no seu fundo.

“O caudal de drenagem está estabilizado”, estando a ser monitorizadas as pedreiras circundantes para eventuais passagens de água, sendo que “felizmente, até ao momento, os resultados não vão nesse sentido”.

Ainda na pedreira de menor dimensão, “continuam neste momento os trabalhos de desobstrução junto à máquina acidentada” que serão mantidos até cerca das 22h.

“As equipas de desobstrução e de resgate estão a ser apoiadas por uma grua e também por uma máquina giratória, o que tem facilitado muito a retirada dos grandes blocos”

Quanto aos desaparecidos, “não foram reportados até ao momento novas situações”, mantendo-se a informação inicial, já “com alguma base de certeza” de que as buscas se devem direcionar para 2 viaturas e os seus 3 ocupantes.

Ao que a Rádio Campanário conseguiu apurar, terá sido encontrado um capacete do segundo trabalhador junto à zona da escavadora acidentadas, estando a ser desenvolvidos trabalhos nessa área.

Populares