12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tradição, inovação e paixão: Queijos do Alentejo impulsionam setor e vencem concurso  

A ANIL, Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, realizou no passado mês de outubro a Entrega de Prémios do Concurso Queijos de Portugal. A 15ª edição do evento distinguiu 74 queijos premiados, sendo que 24 são queijos vencedores e 48 receberam menções honrosas. 

O Concurso Queijos de Portugal é uma iniciativa cujo principal objetivo é impulsionar a produção nacional e dar visibilidade aos melhores queijos produzidos em Portugal.

Este ano estiveram em competição cerca de 200 queijos, oriundos de todo o território nacional. Desde o queijo fresco ao queijo curado, do requeijão aos queijos com culturas de superfície, do flamengo ao ilha, entre outros, muitos foram os produtos que se apresentaram a concurso.

A competição contou com um júri composto por especialistas de renome, garantindo uma avaliação rigorosa, o que reforça a credibilidade e a importância do mesmo.

O Alentejo, região conhecida pela produção de queijo e de onde saem produtos amplamente reconhecidos no mercado nacional e também internacional, viu ser reconhecida a excelência e qualidade dos seus produtos.

Quatro queijos foram distinguidos:

Na categoria de QUEIJO FRESCO (ATABAFADO), o Vencedor foi GUILHERME – Queijaria Guilherme Unipessoal, Lda , sediado em Serpa.

No REQUEIJÃO (CABRA) o Vencedor foi a empresa LACTOSABORES – LactoSabores, Lda, de Cuba. No que diz respeito à categoria de VACA (CURA NORMAL) , venceu o concurso o QUEIJO DO CAMPO [2 meses] , produzido por Frederik Johannis Ampt em Longueira/Almograve, concelho de Odemira.

Por último, destaque para os NOVOS SABORES FRESCOS onde o Vencedor foi a QUEIJARIA SAPATA [almece de ovelha] – Sapata e Filha, Lda, sediada em Reguengos de Monsaraz.

O Alentejo conquistou ainda, neste concurso, algumas menções honrosas.

O Concurso Queijos de Portugal, para além de “homenagear” os melhores produtos, pretende reforçar a competitividade dos queijos portugueses em mercados internacionais, contribuindo assim para o reconhecimento global da produção nacional celebra e reforça o papel fundamental deste produto, na cultura e economia do País.

Populares