33.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Setembro 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tradição milenar do Vinho da Talha no Alentejo: Montes Claros desenvolve projeto “Brincar com o vinho”

Tradição milenar do Vinho da Talha no Alentejo: Montes Claros desenvolve projeto “Brincar com o vinho”

O vinho de talha é uma tradição enraizada na região do Alentejo, incluindo Borba. Produzido graças a “um processo de vinificação natural” que remonta aos romanos, a produção de vinho de talha em Borba, assim como noutras partes do Alentejo, é um testemunho da rica história vinícola da região e da preservação das técnicas tradicionais de vinificação.

Esta produção artesanal tem, nos últimos anos, dado origem a um renovado interesse e reconhecimento em geral um pouco por todo o Alentejo. Este estilo de vinho único tem ganho destaque tanto a nível nacional como internacional, sendo apreciado por enófilos e entusiastas de vinho em todo o mundo.

Com base numa pequena investigação feita pela Associação de Desenvolvimento Montes Claros, contactando com a população mais idosa, a Associação concluiu que em Borba existiram mais de 30 tabernas tradicionais e todas elas faziam o seu próprio vinho em talhas de barro.

Ao longo dos anos, fruto da evolução da sociedade e dos hábitos de vida da população, constatou-se que as tabernas e as pequenas adegas têm vindo a desaparecer e as talhas foram sendo comercializadas, muitas delas para fins decorativos e outras mesmo destruídas, colocando em causa um vasto e rico património local. No entanto, a sabedoria relacionada com o saber-fazer o vinho, que os mais velhos possuem não desapareceu e os seus métodos e técnicas, têm sido transmitidos às gerações mais novas.

Neste contexto, a Montes Claros está a lançar um desafio à população para que, em conjunto com a Associação, se possa enriquecer esta tradição e assegurar a continuidade da produção do vinho de talha.

Por isso se tem conhecimentos nesta matéria, fale sobre esta tradição aos seus amigos e familiares, participe neste evento e ajude a promover Borba como um destino de excelência para o enoturismo e a produção artesanal do vinho de talha

Em nota enviada à nossa redação, a AD refere que pretende com esta iniciativa, não só fortalecer os laços comunitários como também promover a cooperação e o trabalho em conjunto. A Associação pretende ainda, caso existam condições, de avançar para um concurso de vinhos de talha da região de Borba, aberto a outras zonas onde a tradição ainda persiste.

As inscrições para participar neste projeto, através da partilha de conhecimentos sobre o vinho da Talha, devem ser feitas diretamente na Associação de Desenvolvimento Montes Claros ou através do mail: admclaros@gmail.com, podendo também contactar-nos diretamente pelos telefones: 268841710 ou 963541680.

Populares