17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tradição no Alentejo, a Arte de trabalhar as Peles e a Cortiça “deve ser preservada e ensinada aos mais novos” diz Catarina Magarreiro (C/som e fotos)

Decorre este fim de semana, em Bencatel, a segunda edição da Feira de Santa Ana, um certame organizado pela Junta de Freguesia com o apoio do município de Vila Viçosa.

A iniciativa tem como objetivo promover a Freguesia e Valorizar os artesãos locais. Na edição deste ano são muitos os expositores participantes, com apresentação de produtos muito diversificados, e onde se pode encontrar de tudo um pouco, desde o artesanato, à doçaria , peles, entre outros.

Catarina Valentim Magarreiro e o marido, naturais da Terrugem, concelho de Elvas, dedicam-se ao fabrico de produtos em pele e cortiça. e são um dos expositores deste certame.

Em declarações à Rádio Campanário, Catarina Magarreiro conta que “o meu marido teve um problema de saúde que o deixou surdo aos 14 anos, nessa altura já trabalhava no ramos e foi aí que a partir daí que começou a trabalhar em casa na produção destas peças.

“O negócio das peles já esteve no auge” refere Catarina Magarreiro mas atualmente “está em baixo” considerando por isso que “a participação neste tipo de iniciativas, como a Feira de Santa Ana, são muito importantes para alavancar o negócio”.

Pela primeira vez em Bencatel, elogia o espaço e está confiante de que a sua participação no evento “será boa para o negócio”.

O fabrico de produtos em pele e cortiça é uma marca da região da Terrugem onde os muitos Artesãos existentes e que ainda vão resistindo no tempo se dedicam a esta arte. Catarina Magarreiro considera “tratar-se de uma tradição que deve ser preservada e passada ás gerações mais novas.”

Todos os produtos apresentados por este casal são confeccionados em casa sem qualquer ajuda de maquinarias modernas, elaborados e criados por quem se dedica de alma e coração a esta paixão.

Populares