Comemoram-se em 2024 os 10 anos da Classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Unesco , um momento histórico para o Alentejo e para Portugal , reforçando a genuinidade e a importância de uma das expressões culturais mais antigas.
Esta classificação está a ser celebrada um pouco por todo o país com a realização de diversas atividades que enaltecem o cantar do Alentejo. Em Borba, a Autarquia, programou para este ano de 2024 diversas iniciativas que visam acima de tudo honrar o cante alentejano e as mulheres e homens que elevam a sua voz para celebrar a nossa cultura, associando a este facto uma outra tradição, das mais antigas no concelho , e que junta o cante à gastronomia.
“Fazer as 11” com cante está de regresso no próximo dia 28 de setembro e desta vez o Município vai homenagear o cante Alentejano no feminino, contando com a presença do Grupo Cantadeiras de Redondo , que vão apadrinhar a estreia, em Borba, das “Ferrenhas d’Ossa”, o Grupo de Cante que este verão apareceu na localidade de S. Tiago de Rio de Moinhos.
Este é o terceiro de quatro eventos de Cante, Vinho e petiscos pelas tabernas e restaurantes mais emblemáticos da cidade de Borba.