No âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva no Alentejo Central, nomeadamente dentro do seu projeto de Mediação Cultural, a CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) lançou recentemente uma open call destinada a artistas para que apresentassem as suas propostas para participação numa residência artística em contexto escolar.
Esta open call teve lugar durante os meses de agosto e setembro de 2022, período em que a CIMAC recebeu 51 candidaturas de artistas da região do Alentejo Central interessados em integrar estas residências artísticas, feitas em conjunto com agrupamentos escolares da região, com vista ao desenvolvimento e implementação de pedagogias criativas, capazes de motivar os alunos e envolver a comunidade educativa no compromisso de uma educação para todos com uma forte componente artística.
Para o Agrupamento de Escolas de Borba foi selecionado o artista Carlos Lima, que desenvolve trabalho na área do cinema e com especial ênfase nas questões sociais e das minorias. Este artista irá trabalhar com dois professores da mesma turma no desenvolvimento do projeto de Mediação Cultural.
Em Évora, no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, irão trabalhar dois artistas: Joana Gancho, artista plástica, e Vera Marques, licenciada em cinema e com atividade na área da música, que irão trabalhar com um total de oito professores e duas turmas diferentes.
Em Montemor-o-Novo o artista selecionado foi Afonso Nascimento, da área da música, que irá trabalhar com dois professores e uma turma. Por fim, em Viana do Alentejo, a escolha recaiu sobre Vanda Rodrigues, atriz e encenadora, e Gil Ferrão, artista visual, que irão trabalhar com cinco professores de duas turmas.
Estes artistas irão agora implementar, em conjunto com os professores de diversas disciplinas e nos quatro agrupamentos aderentes, um projeto de mediação cultural com o objetivo de promover mais atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula.
Estes projetos serão implementados em Residência Artística na escola, com duração de três a cinco meses já no ano escolar de 2022/2023.
O projeto será constituído pelos seguintes momentos:
- Realização de Laboratório de Criação de Pedagogias Criativas: durante 5 dias consecutivos, os artistas selecionados irão participar num laboratório intensivo, orientado por artistas convidados que participaram no projeto “10X10 Ensaios entre Arte e Educação” da Fundação Gulbenkian, no qual irão experimentar, testar e criar repertório de pedagogias criativas.
Este Laboratório ocorrerá já durante o mês de outubro de 2022.
- Realização de Residência: Num período entre 3 a 5 meses, os artistas selecionados irão, em conjunto com os professores envolvidos e respetiva turma, implementar um projeto. Tal implica que o artista terá que se deslocar com regularidade à escola, quer para preparar o projeto com os professores, quer para trabalhar diretamente com estes e os alunos. A Residência ocorrerá entre Novembro de 2022 e Maio de 2023.
_AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS ENVOLVIDOS NO PROJETO:
Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora;
Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo;
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo;
Agrupamento de Escolas de Borba.