11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tratado de Paz de Alcáçovas foi assinado há 541 anos

Foto: C.M. Viana do Alentejo

Foi assinado a 4 de setembro de 1479, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, o Tratado de Paz entre os reinos de Castela e Portugal. Este importante tratado, que comemora este ano 541 anos, foi responsável por definir pela primeira vez as áreas de influência de expansão económica e cultural das duas coroas, antecedendo o conhecido Tratado de Tordesilhas.

D. Afonso V recebeu no Paço a embaixada de Garcia Sanches de Toledo com o objetivo de negociar o tratado de paz entre os reinos de Portugal e Espanha para colocar termo à guerra de sucessão no reinado vizinho. Assim, através de uma linha imaginária traçada ao nível do paralelo 27, na altura das Canárias foi também definido a divisão do domínio dos mares: a norte para a coroa espanhola e a sul para a coroa portuguesa. Espanha recebeu as ilhas Canárias enquanto a Portugal obteve reconhecimento do domínio sobre a ilha da Madeira, o arquipélago dos Açores, o de Cabo Verde e a Costa da Guiné.

Para assinalar o aniversário da assinatura deste ato histórico, a Câmara de Viana do Alentejo promove, no Paço do Henriques, um ciclo de quatro conferências que se iniciará no dia 4 com o tema “Revisitar Alcáçovas – Toledo. Novas perspetivas de abordagem à documentação diplomática do tratado”, pela Doutora Maria Barreto Dávila do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (CHAM). Esta iniciativa, que terminará no dia 26 de setembro, será realizada através de transmissões em direto no Facebook do Município de Viana do Alentejo.

Populares